Bipolaridade e Poesia
Desabafo de uma bipolar
[22/1 07:34]
As vezes eu só queria morrer. Simplesmente em um estalar de dedos e deixar de existir. Me afogar em uma escuridão do vácuo aonde não existe dor, nem alegria, nem nada.Como se tudo pudesse desaparecer e calar a vozes em minha cabeça.Não sou esquizofrênica, não escuto vozes distintas, mas a minha própria voz, meus próprios pensamentos são tão barulhentos e assustadores.Nem sempre as válvulas de escape conseguem silenciar essas vozes.Posso recorrer a livros, filmes, séries, mas há momentos em que nada consegue deter elas.Tudo piora quando eu digo não a alguém e a pessoa me pressiona, empurra meus limites até que as vozes fiquem tão altas em minha cabeça e toda a dor é tão insuportável que nada consegue me distrair. Nada consegue silenciar elas e há somente essa sensação de desespero e necessidade de deixar de existir.Como não há magia que possa me fazer desaparecer, há somente uma coisa que consegue realizar isso.E é a morte.A morte é uma amiga para quem não consegue estar confortável em sua própria pele.Na infância eu sempre dizia que não se pode confiar em ninguém e nem a si mesmo.Nunca imaginei que eu estivesse tão certa.Ser bipolar e ser suicida é saber que minha própria mente, meu próprio cérebro é meu maior inimigo.Que em um momento de alegria tudo pode se tornar sombrio e só há uma coisa que consegue acabar com toda a dor. Com todo o desespero.
[22/1 07:48]
Todo mundo diz que esse sofrimento é comum em todos. Que todo ser humano sofre assim e tem mudanças de humor dessa forma. Mas não se trata apenas de uma mudança de humor. Não se trata de uma questão de estar triste.É não ter controle sobre seus próprios pensamentos e sentimentos.Quando uma pessoa normal está feliz ela está feliz.Não vem uma nuvem de tempestade que se apossa de seus pensamentos e transforma tudo.Quando uma pessoa normal está com raiva, ela fica brava e estressada, quando um bipolar tem raiva, ela se torna Fúria e algumas vezes uma ira homicida.Quando uma pessoa normal está triste, ela chora e se sente sozinho.Quando um bipolar está triste, ele se odeia e pensa em se matar.É o típico meme do 8 ou 80.Não é legal. Não é divertido. Não é engraçado.Tudo é simplesmente de mais.Mais do que podemos suportar.As emoções são fortes e não cabem em nosso corpo e isso nos torna propícios a buscar uma forma de externalizar essa dor.Seja se automutilando, seja atacando outros, usando drogas ou usando sexo e outros meios de se punir. Punindo a si, a dor e expondo ela para o mundo.É cansativo.É uma constante paranoia que te fecha pro mundo, te isola de tudo e de todos e te torna em algo que você não era.Um bixo do mato que só encontra a paz no silêncio eterno e profundo. Longe dos sons da cidade, das conversas de amigos e confraternização de familiares.Longe de tudo que pudesse trazer alegria um dia mas que agora só trás dor e angústia.Dor e angústia que o faz ter crises e isso se torna um ciclo vicioso aonde o afastamento é o único remédio.Evitando a todos e tudo. Evitando o que pode o fazer ter sentimentos que não quer.O único remédio para um bipolar é não ter sentimentos. Se desconectar de tudo e todos. Vivendo em um universo artificial longe de situações que possam o fazer sentir.Eis o que é o problema de tudo.O bipolar sente de mais.A única cura é não sentir nada.
[22/1 07:28]
Ser bipolar é estar em constante agonia. Lutando com emoções que vem como um tornado devastando tudo em seu caminho.O bipolar consegue até se controlar em muitas ocasiões, mas quando ele não aguenta mais segurar tantas emoções, chega a ser solitário. Pois ninguém o entende, as pessoas ao seu redor o chamam de infantil ou dramático, mas ninguém consegue entender o quão enloquecedor é tudo aquilo dentro do mesmo.É como por balas de mentos em uma garrafa de Coca-Cola. Somente uma bala não causa nada, mas se você colocar várias lá dentro, a Coca-Cola vai explodir, mas e se você sacudir a garrafa antes, então um caos se alastra.Quando as pessoas ao redor do bipolar sacodem a garrafa, é quando tudo se complica.Ninguém entende verdadeiramente o que se passa dentro de sua cabeça, nem mesmo outros bipolares, mas ao menos eles se entendem, compreendem a dor e a confusão.A bipolaridade muitas vezes pode se assimilar ao transtorno de múltipla personalidade. O bipolar as vezes sente como se fosse duas pessoas em uma só, dois pontos de vistas, duas personalidades tão distintas.Como se houvesse um Eu normal e um Eu em crise.É doloroso, é solitário.Quando o bipolar contem traços suicidas é quando tudo se torna ainda mais complicado. Em um estralo de dedos, ele pode ir de uma pessoa completamente normal, feliz e saudável para alguém depressivo, nervoso, eufórico.Com a aura do suicídio em sua mente, ele pode estar sorrindo, alegre e sua mente em um constante a: repitir "se mate, se mate, se mate".
Comentários
Postar um comentário